Psicoterapia Artística Online

O trabalho é realizado online através de vídeochamada e utilizamos os materiais artísticos durante o atendimento, a cliente em seu espaço pessoal e eu como psicoterapeuta em meu espaço pessoal. Desta interação mediada pela tecnologia e pela arte construímos o processo terapêutico. As sessões ocorrem de forma semanal e tem a duração de 50 minutos.  Com o objetivo de trazer qualidade de vida,  autoconhecimento e tratamento emocional em saúde mental.  Nas primeiras  duas sessões não utilizamos necessariamente a arte, há em princípio uma anamnese de compreensão da história de vida da cliente, uma escuta de seu modo de ser e suas queixas e também quais são suas metas e expectativas, e traçamos o caminho a seguir que contemple as suas necessidades individuais e quais os recursos artísticos utilizaremos nas próximas sessões. A cliente pode escolher a psicoterapia breve de 12 sessões, ou a psicoterapia de maior duração. Assim, nas próximas sessões conjuntamente com a cliente o processo terapêutico vai se definindo com a utilização da arte e as intervenções terapêuticas vão sendo realizadas com o intuito de ajudar a cliente dentro dos objetivos das vivências artísticas.  A psicoterapia artística realizada de forma breve com 12 sessões tem objetivos diferentes da psicoterapia artística de maior duração. Ela vai atuar de forma mais pontual em questões bem específicas. A psicoterapia artística de maior duração abrange aspectos mais globais. 

A arte é o recurso utilizado para mediar a relação da pessoa consigo mesma, com suas dificuldades e proporcionar conexão com seus pontos de saúde. Este trabalho pode:

  1.  Pode facilitar a expressão das emoções, de conteúdos internos
  2. Tratar distúrbios e transtornos psíquicos, a medida que trabalha a psique
  3. Estimula o desenvolvimento de muitas capacidades humanas como a criatividade, a atenção, a concentração, a memória, a organização espacial, etc
  4. possibilita exercitar o autoconhecimento e o crescimento pessoal

arteterapia-curso-online-gratuito

Os recursos artísticos utilizados no trabalho podem ser:

  •  a poesia
  • a música
  • a pintura
  • as artes manuais e visuais
  • as contações de histórias
  • entre outros

 As técnicas:

  • desenho
  • pintura
  • colagem
  • modelagem
  • costura
  • bordado 
  • escrita
  • etc  

Auxiliam a expressão dos conteúdos internos desbloqueando-os no nível emocional e mental e permitindo o livre fluxo de forma saudável.

Tanto as técnicas como os materiais – papéis, tinta, cola, lápis, tesoura, tecido, argila, massinha, etc – possuem linguagens próprias e evocam experiências diferentes capazes de trabalhar campos distintos da psique. 

art-supplies-1324034_960_720

Mais do que atingir resultados estéticos o processo criativo é o foco principal, pois as vivências proporcionadas pelo ambiente terapêutico facilitadas na psicoterapia artística são capazes de transformação interior. Eu acredito que a arte é um processo natural, todos os seres humanos possuem capacidades artísticas e criativas e neste sentido ela é capaz de ativar nossas capacidades. Mas a arte com fins terapêuticos tem a finalidade de ser capaz de potencializar benefícios de forma orientada em um processo mediado pela psicoterapeuta que está na posição de facilitar que estes benefícios aconteçam. 

Sendo assim, a psicoterapia artística:

  1. trabalha a expressão simbólica e arquetípica
  2. dá lugar à imaginação
  3. permite o fazer de uma ponte entre o inconsciente e o consciente
  4. proporciona a identificação de padrões viciosos de comportamentos e emoções
  5. abre a percepção para novas alternativas
  6. flexibiliza e ordena os pensamentos dando opções mais criativas
  7. desenvolve a sensibilidade transformando sentimentos
  8. beneficia a autoconfiança, o amadurecimento, a valorização da autoestima, da autonomia, a aceitação de situações da vida
  9. alivia tensões
  10. produz calma e satisfação pessoal
  11. trabalha a coordenação fina, o controle motor
  12. desenvolve as inteligências entre outros benefícios

Venha se transformar através da arte! Entre em contato comigo para saber mais!

Eu sou Ana Terra Oliveira, Psicóloga Clínica e trabalho com a arte ajudando pessoas a viverem com mais integridade e autenticidade há 9 anos. 

Tel: +55 35 997615782

dsc9172-1

Mande sua mensagem!

%d blogueiros gostam disto: