Nossos Serviços
(oferta contínua mediante existência de horários e vagas)
Primeira Consulta:
Acolhimento, compreensão da procura e interesses, aconselhamento psicológico e orientação.
É o primeiro contato com o psicólogo, onde você será acolhido, você receberá informações de como funciona o nosso trabalho. Poderá expressar seu interesse pelo atendimento psicológico, explanação de dúvidas, questionamentos, necessidades. O Psicólogo buscará te auxiliar através do aconselhamento psicológico e da orientação psicológica. A partir deste atendimento será definido o retorno, ou encaminhamento para outros profissionais, e o acompanhamento psicológico caso necessário através de outras modalidades de atendimento.
Modalidades de atendimento:
1- Aconselhamento Psicológico:
Aconselhamento Psicológico e Orientação Psicológica, o que é?
É uma modalidade de atendimento que oferece acolhimento, orientação psicológica, afirmando os aspectos saudáveis presentes. É oportunidade para o cliente compreender a si mesmo no momento do agora e se reposicionar diante das questões pessoais no enfoque de habilitá-lo para que ele possa tomar decisões em face as suas perspectivas atuais. Pode produzir alívio momentâneo das angústias e dúvidas, trazendo um sentimento de bem-estar e clareza, ou um sentimento de responsabilização, conscientização ou fortalecimento para alguma assertiva a se realizar.
O Aconselhamento pode ser realizado em 1 consulta ou em consultas pontuais, avulsas, ou caso seja necessário em algumas consultas( normalmente até 6 consultas).
2 – Psicoterapia Breve:
É a modalidade de atendimento que visa intervenção terapêutica em um tempo breve, normalmente de 10 a 20 sessões ( máximo 5 meses), com foco específico (aborda questões pontuais trazidas pelo cliente) e estabelece objetivos e metas terapêuticas a serem exercitadas com a finalidade de promover resoluções para as questões pontuais trazidas pelo cliente.
Indicada para:
-
Pessoas que buscam resolver questões pontuais de suas vidas.
-
Pessoas com transtornos leves.
-
Pessoas que possuem transtornos crônicos, mas que estão fora da fase aguda, não apresentando os sintomas e perturbações agudas.
-
Pessoas saudáveis que desejam se compreender em aspectos pontuais e que tenham uma atitude de participação ativa na terapia com disposição e motivação para tentar realizar tarefas, exercícios indicados pelo terapeuta, e ávidas por realizar mudanças imediatas. Pessoas que já conseguem se expressar melhor, conseguem falar dos sentimentos, de seus objetivos, e que já exercitam a capacidade de introspecção para se compreender.
-
Pessoas em situações de crise, como por exemplo, em transições de etapas evolutivas (adolescência, casamento, conclusão de curso superior, menopausa, aposentadoria, separação de pais).
-
Segundo avaliação do Psicólogo.
Não indicada para pessoas com perturbações mais graves, casos em que é mais indicado a Terapia de Apoio.
Não é indicada para pessoas que desejam iniciar um processo de autoconhecimento profundo e transformações globais em sua vida.
É possível que a pessoa inicie uma psicoterapia breve e queira continuar os atendimentos em uma psicoterapia profunda.
3 – Psicoterapia Profunda:
É um processo relacional que possui o objetivo de promover a integridade da pessoa na relação consigo mesma, com o outro e com o mundo de forma mais verdadeira e saudável. Busca proporcionar saúde mental e emocional e o autoconhecimento; ampliar a consciência, tratar sintomas psicológicos, modificar comportamentos disfuncionais; re-significar e elaborar situações vividas como luto, perdas, conflitos e experiências traumáticas; desenvolver e fortalecer capacidades e abrir horizontes de possibilidades e novos sentidos para a vida. Possui objetivos variáveis, intervenções diversas e duração de mais de 5 meses.
Indicada para:
-
Pessoas saudáveis que queiram se conhecer e crescer em aspectos pessoais.
-
Pessoas que desejam desenvolver a inteligência e a maturidade emocional.
-
Pessoas que possuem algum tipo de conflito pessoal, existencial, familiar, amoroso.
-
Pessoas com transtornos mentais.
-
Pessoas com transtornos alimentares.
-
Pessoas com doenças físicas e psicossomáticas.
-
Pessoas com dificuldades escolares e de aprendizagem.
-
Pessoas com problemas sexuais.
-
Pessoas com alto nível de ansiedade, depressão, insegurança, medos, baixa autoestima, stress, irritação constante ou exagerada, agressividade.
-
Dependência química: abuso de álcool, drogas lícitas ou ilícitas.
-
Dentre outras indicações.
4 – Orientação Vocacional / Profissional
A orientação vocacional / profissional visa ajudar a pessoa na escolha da profissão e no exercício de uma vocação, e também para quem já possui uma profissão este serviço ajuda a pessoa se reposicionar diante da vida e das questões laborais. É um processo que pode ser realizado em até 8 sessões, individualmente ou em grupo, e propõe avaliar o universo de possibilidades profissionais, os interesses, as inclinações laborais, os valores e crenças relacionadas à profissão e ao trabalho, os conflitos e dificuldades existentes, para possibilitar escolhas e estratégias na busca para concretizar a inserção profissional.
Você quer ter um emprego, um trabalho, uma profissão, uma vocação, um hobby, uma atividade remunerada, um trabalho voluntário? Saiba: cada uma dessas palavras abre campos distintos para a sua vida. Você deseja se reposicionar diante de sua vida frente a estes aspectos?
5- Arteterapia
A Psicoarteterapia é a arteterapia conduzida por um psicólogo. Possui muitos benefícios melhorando a qualidade de vida de modo geral:
-
Pode facilitar a expressão das emoções, de conteúdos internos.
-
Curar doenças e transtornos psíquicos a medida que trabalha a psique.
-
Estimula o desenvolvimento de muitas capacidades humanas como a criatividade, a atenção, a concentração, a memória, a organização espacial, etc.
-
Possibilita exercitar o autoconhecimento e o crescimento pessoal.