Vivência Terapêutica Artística para sua saúde emocional e seu autoconhecimento com a Psicóloga Ana Terra Oliveira

Quer cuidar da sua saúde mental e exercitar o autoconhecimento? Vamos iniciar novas turmas de Vivências Terapêuticas para lhe ajudar neste autocuidado com práticas semanais. Você é adulto e deseja cuidar da sua saúde emocional? Quer que seu filho adolescente ou criança cuide da saúde emocional? Serão encontros presenciais aqui na cidade de São Lourenço no espaço Lira Psicologia, um espaço preparado e adequado. Turmas com um número ideal de vagas para comodidade. Turmas específicas para adultos. Turmas para crianças. Turmas para adolescentes. Venha se inscrever!

Quero me inscrever agora através do whatsapp

Clique aqui para whatsApp Psicóloga Ana Terra

Pelo telefone +55 35 9 97615782

Este trabalho será realizado obedecendo as exigências de saúde para covid-19, segundo o decreto da prefeitura.

Quer saber mais como você pode participar? Veja as perguntas e repostas mais frequentes.

Quem pode participar?

Haverá turmas para adultos e idosos

Turmas para adolescentes

Turmas para crianças

Quando irá iniciar?

As turmas se iniciam ainda em setembro de 2021 e as vagas são limitadas.

Quais dias e horários, a duração dos encontros e o $ valor do investimento?

Você pode consultar todas estas informações através do whatsap, assim você falará diretamente comigo, Ana Terra, e também receberá todas as informações e poderá escolher o melhor horário para você. Clique no link abaixo para falar comigo.

Clique aqui para whatsApp Psicóloga Ana Terra

Qual o objetivo das Vivências Terapêuticas Artísticas?

São práticas de cuidado com a sua saúde mental. São práticas ao mesmo tempo que preventivas, também são curativas e auxiliam no equilíbrio emocional. Portanto qualquer pessoa pode participar, todas aquelas que não possuem transtornos. Assim como uma pessoa vai à academia de ginástica para cuidar da saúde física e possui um educador para auxiliá-la corretamente, as vivências terapêuticas proporcionam que você possa ter uma prática semanal de autocuidado das emoções com aprendizados de autoconhecimento com condução da psicóloga, profissional que está habilitada com formação e conhecimentos adequados para te dar o suporte e o acompanhamento correto para realizar este exercício de cuidado emocional.

O que são as Vivências Terapêuticas Artísticas?

São encontros terapêuticos de autocuidado emocional, com a utilização da arte, como recurso terapêutico, a utilização de técnicas de mindfulness e awareness, sob a minha condução como psicóloga. Quem participa tem a oportunidade de cuidar saúde mental. É bom para quem está vivendo ansiedade, depressão, ou qualquer pessoa que deseja ter maior bem-estar e deseja ter uma prática semanal de autocuidado emocional e ter autoconhecimento e melhorar a autoestima. As vivências trabalham suas emoções, lhe conectam com a saúde do núcleo central da psique. O objetivo é trazer equilíbrio para o seu dia-a-dia, colocar a psique em movimento para trazer vitalidade e força pessoal, trazer benefícios para fortalecer e expandir seus recursos subjetivos para que você possa lidar com questões difíceis da sua vida que você esteja atravessando, ou possa atravessar em algum momento, e gerir suas emoções.

Quais os benefícios da Vivência Terapêutica Artística para a saúde?

1-É uma prática preventiva de saúde emocional.

2-Diminui o estresse, a ansiedade, trabalha as angústias, alivia sintomas de depressão e melhorar o humor, restabelece a saúde em doenças psicossomáticas.

3-Melhora a autoestima e autoconfiança.

4-Ajuda a desenvolver recursos emocionais para lidar com dificuldades e ter resiliência.

5-Aumenta o conhecimento de si mesmo e a compreensão sobre relacionamentos com as pessoas.

6-Melhora a concentração, atenção, memória, criatividade, organização espacial.

7-Desenvolve as inteligências múltiplas e a inteligência emocional.

8-Ajuda a expressar sentimentos difíceis de verbalizar e melhora a comunicação.

Quem não sabe desenhar ou pintar ou fazer arte pode participar?

Pode sim! Inclusive pessoas que nunca pintaram, coloriram ou desenharam na vida podem participar. Não é preciso saber qualquer habilidade artística, pois o objetivo das Vivências Terapêuticas Artísticas é proporcionar a expressão de emoções, sentimentos e trabalhar a subjetividade.

Eu preciso me expor ou falar de mim durante a vivência em grupo?

Muitas pessoas ficam receosas em participar em grupos, pois sentem vergonha, ou ficam com medo de terem que falar algo de si, principalmente aspectos da vida pessoal ou questões íntimas. Mas, nestas vivências, a arte é a mediadora, logo é através da arte que você irá se expressar. E o objetivo maior é você ter uma vivência de estar em conexão consigo ao realizar as atividades. Haverá momentos de partilha, uma vez que falar também é terapêutico e organiza a vivência, mas não falar também é respeitado e integrado como parte importante do processo. Você tem a liberdade de não falar ou não falar de si, da sua vida pessoal, se desejar.

Se eu participar das vivências estarei fazendo terapia?

Sim, terapia em grupo mediada por recursos artísticos. É uma vivência de autocuidado, portanto não substitui a sua psicoterapia individual caso você esteja fazendo no momento.

Quem irá conduzir este trabalho?

Eu sou Ana Terra Oliveira, sou psicoterapeuta, gestalt-terapeuta, e trabalho com abordagens fenomenológicas e com terapias expressivas. Sou formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em Psicologia Clínica Existencial Gestáltica e Formação em Gestalt-terapia. Em busca de aprimoramento da escuta artística fiz uma formação em Contação de Histórias, onde vivi na prática o escutar e o contar, e me tornei contadora de histórias. Fui participante de vivências e atelier terapêutico em artes plásticas como terapia para o meu próprio crescimento pessoal com a condução de outras psicólogas. Desde a minha faculdade venho estudando as terapias expressivas através das artes manuais, dança, poesia. Trabalhei em Hospital Psiquiátrico, em Hospital Geral na pediatria e Unidade de Terapia Intensiva atendendo famílias, crianças e adolescentes e realizei trabalhos na comunidade com mulheres e crianças e sempre utilizo a arte como recurso terapêutico, pois é incrível o poder da arte quando utilizada com objetivos terapêuticos bem orientados. Sou moradora de São Lourenço e há 3 anos participo do Espaço Lira de Psicologia Fenomenológica onde realizamos atendimentos individuais e acompanhamentos psicológicos. O nome Lira nos traz um sentido muito caro, pois foi escolhido para simbolizar o nosso trabalho. A Lira é símbolo de virtudes, equilíbrio, sabedoria. Seu som era capaz de curar o corpo, a alma, a mente e espírito. Com a missão de ajudar pessoas a poetizarem a própria existência, ou seja, construírem-se a partir do Ser, o núcleo central da pessoa, que é belo, saudável e criativo. Aqui buscamos com ética e respeito ajudar pessoas que buscam pela ajuda de nós psicólogos.

Quer se inscrever agora através do whatsapp? Você poderá tirar suas dúvidas e saber mais informações.

Clique aqui para whatsApp Psicóloga Ana Terra

ou pelo telefone +55 35 9 97615782